Brasileiros chegam ao sul de Gaza e aguardam travessia para Egito


Dezesseis brasileiros chegaram neste sábado (14) à cidade de Khan Younes, no sul da Faixa de Gaza, e estão hospedados no prédio de uma família palestina brasileira. O grupo estava até a manhã de hoje em uma escola católica na região da Cidade de Gaza, aguardando o início da operação de repatriação. A travessia chegou a ser suspensa pelo Itamaraty por motivos de segurança, mas o agravamento da situação do conflito fez com que o transporte ocorresse em caráter emergencial. 

14/10/2023, Brasileiros indo pro sul do Líbano. Foto: Itamaraty/Divulgação

Brasileiros indo pro sul do Líbano – Itamaraty/Divulgação

A segunda etapa da operação é a passagem para o Egito por Rafah. De acordo com o embaixador do Brasil na Palestina, Alessandro Candeas, ainda não há data prevista para essa travessia. De Rafah, 22 brasileiros irão para um aeroporto onde serão resgatados por um voo da Força Aérea Brasileira (FAB). Do total de 22 pessoas que desejam evacuação, 14 são crianças, 8 são mulheres e 6 são homens adultos.N

14/10/2023, Brasileiros indo pro sul do Líbano. Foto: Itamaraty/Divulgação

Brasileiros indo pro sul do Líbano – Itamaraty/Divulgação

Ordem de retirada 

Nesta sexta-feira (13), o exército de Israel deu a ordem de evacuação da parte norte da Faixa de Gaza em 24h e disse que irá operar com uma “força significativa” no local nos próximos dias. Mais de um milhão de pessoas moram na região.

Ainda ontem, bombas explodiram na área próxima a escola onde estavam abrigadas famílias, inclusive brasileiras.



EBC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *